Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos

Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos

Carga horária total 48h

Por meio de um processo supervisionado pelo coordenador acadêmico da FGV, o portador desse badge terá alcançado os objetivos educacionais do curso ao adquirir conhecimento para identificar casos de conflitos internos e externos e agir para a sua prevenção e resolução de forma inteligente e eficaz, contribuindo para a produtividade da empresa e para um ambiente de trabalho saudável e sustentável. Possui uma visão global acerca dos meios privados de prevenção e gestão de conflitos corporativos, com ênfase em mediação e seus processos e principais técnicas. Tendo obtido competências para atuar na prevenção e gestão de conflitos organizacionais e empresarias.

A Mediação e a Prevenção e Gestão de Conflitos Corporativos Organizacionais e Empresariais
Modulo 1 - Prevenção e gestão de conflitos corporativos Os conflitos corporativos internos e externos: custo-benefício da prevenção e gestão de conflitos Visão panorâmica sobre os diversos meios de prevenção e gestão de conflitos Introdução à mediação – conceito, princípios, campos de aplicação e modelos O critério da adequação e a criação de programas de desenho de prevenção e gestão de conflitos customizados Desafios e oportunidades no cenário nacional

Módulo 2 - A mediação e os conflitos corporativos internos (organizacionais) Conflitos organizacionais: causas, elementos e impactos. O custo do conflito. Situações mediáveis e o envolvimento dos colaboradores e da alta gestão A prática da mediação: implantação, dinâmica e avaliação Mediador interno e externo Experiências de sucesso

Módulo 3 - A mediação e os conflitos corporativos externos (empresariais) Conflitos empresariais: espécies, segmentos e impactos. O custo do conflito. A prática da mediação empresarial: cláusulas, escolha do mediador e desenho do processo A equipe de mediação: mediador, profissionais envolvidos e as partes Experiências de sucesso

Prevenção e gestão de conflitos organizacionais (internos)
Módulo 1- Os conflitos e a prevenção e gestão de conflitos corporativos organizacionais (internos) A visão sistêmica de conflitos organizacionais internos: causas, elementos e impactos. O custo do conflito. Meios e desenhos de programas de prevenção e gestão de conflitos internos Políticas corporativas institucionais. A Alta gestão. Dilemas, desafios e oportunidades

Módulo 2 - O gestor de conflitos organizacionais Custo-benefício de gestão de conflitos internos Pré-requisitos e o papel do gestor de conflitos internos Identificação das principais questões e técnicas aplicáveis Alinhamento e apresentação dos benefícios para a organização e a alta gestão Experiências de sucesso

Módulo 3 - O gestor como mediador Visão panorâmica sobre mediação de conflitos Identificação de casos mediáveis A amplitude e a ética do gestor no papel de mediador A preparação e o processo de mediação

Introdução à mediação de conflitos empresariais (externos)
Módulo 1 -A Resolução Alternativa (Adequada) de Disputas (ADR) A visão sistêmica de conflitos corporativos externos A legislação e o estado de arte de ADR no Brasil Desafios internos na resolução de conflitos externos Desafios do(a) mediador(a) e o papel do advogado

Módulo 2 -Os princípios e o processo da mediação empresarial Os princípios da mediação Os caminhos da mediação: judicial, privado e institucional A decisão de mediar e a escolha do mediador Visão panorâmica sobre a dinâmica do processo de mediação

Módulo 3 - A mediação em conflitos de baixa complexidade Um caso de disputa empresarial de baixa complexidade A pré-mediação no caso da mediação privada e o termo de compromisso de mediação A dinâmica da mediação do caso O encerramento da mediação


O que é necessário para conquistar este badge

Concluir o curso de Curta e Média Live em Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos e obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação do curso.


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