Redução de CO2 emitindo badges
Para emitir um único certificado físico de papel é liberado cerca de 0,015kg de CO2 na atmosfera.
Emitindo este badge foi evitado de liberar 0,035 kg de CO2 na atmosfera!
Mensuração de Carbono na Agricultura e Pecuária
Por meio de um processo supervisionado pela Coordenação Acadêmica da FGV Agro, o portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso Mensuração de Carbono na Agricultura e Pecuária.
Conteúdo programático
1 – Mudanças Climáticas, Carbono e Fatores de Emissão
Conceitos teóricos sobre mudanças climáticas gerais; Como o setor agropecuário está inserido no tema; O que são gases de efeito estufa e de que forma contribuem para as mudanças do clima; De que forma o setor é impactado; Qual o cenário brasileiro atual com relação a emissões no agro e de que maneira podemos reverter a situação? Como os gases são mensurados; o que são fatores de emissão; Quais são as métricas de conversão em CO2 equivalente; Métricas propostas pelo IPCC; Reportes do IPCC - de Kyoto ao AR6; Fator de emissão x métrica de mensuração - Conceitos distintos; GHG Protocol e listas de fatores de emissão descritos da literatura, como interpretar? Escopo 1, 2 e 3 - o que são e como identificar; Níveis de informação - Tiers 1, 2 e 3. Amostragem de solo para mensuração de carbono. Protocolo de campo.
2 – Identificando Atividades Emissoras e de Remoção na Agricultura e Pecuária e Utilizando a Ferramenta GHG Protocol Agricultura
Elencar as principais atividades do setor agro (dentro da porteira); Link com seus respectivos escopos; compreendendo as atividades que resultam em emissão e remoção de carbono; Fatores de emissão das atividades, conhecendo o GHG Protocol; Ferramentas existentes do GHG Protocol e a importância do uso de fatores adaptados à realidade nacional (Tiers 2); carbono no solo – formas de coleta e análise dos dados.
3 – Mensurando o Balanço de Emissões a partir da Adoção de Tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono
O que são tecnologias de baixo carbono; Como essas tecnologias impactam nas emissões; Comparando diferentes atividades com suas respectivas emissões; Como modelar cenários de emissão para tomada de decisão; Formas de mitigação de emissões.
4 – Gargalos e Benefícios Econômicos do Novo Mercado
A adoção de práticas agrícolas que sequestram carbono gera impactos ambientais, sociais e econômicos. Portanto, compreender como a adoção de atividades agropecuárias com base na conservação do carbono pode gerar benefícios econômicos tanto ao produtor, quanto a nível regional e global, quais os principais desafios para adoção de tais práticas e quais as possíveis implicações caso as tecnologias não sejam adotadas.
5 – Legislação e Mercado de Carbono
Conceitos básicos do Direito Ambiental; Diferenciação das formas de tutela ambiental (comando e controle versus mecanismo de mercado); Levantamento das normas ambientais nacionais e internacionais no tema (e.g., Acordo de Paris, Lei Federal nº12.651/2012, Decreto Federal nº11.075/2022); Explorar as modalidades do mercado de carbono disponíveis; Explorar a natureza jurídica do crédito carbono; Implicações da transação do crédito de carbono nas relações agrárias, comerciais e contratuais.
6 – Estudo de Caso
Será escolhida uma fazenda hipotética para realização do cálculo do balanço de emissões utilizando a ferramenta GHG Protocol agricultura e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso: Da coleta de campo ao balanço final dos GEE.
Ao longo do curso você irá desenvolver:
• Conhecimentos a respeito das mudanças do clima;
• Conhecimentos dos impactos econômicos das mudanças climáticas;
• Ampliar a visão a respeito das emissões do setor agropecuário;
• Habilidades para identificar processos de emissão e remoção de GEE dentro da fazenda;
• Subsídios para utilização da ferramenta GHG Protocol Agricultura;
• Compreensão dos aspectos gerais sobre legislação a respeito do mercado de carbono;
• Subsídios para realizar o cálculo da mensuração de carbono na fazenda.
O que é necessário para conquistar este badge
Tem direito ao certificado digital e badge FGV o estudante que tiver participado, contribuindo de forma analítica e reflexiva nas atividades propostas, e obtido frequência mínima de 75% no curso.
Quem já tem este badge
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