MBA Executivo: Cooperativas de Crédito

MBA Executivo: Cooperativas de Crédito

Curso In Company realizado para colaboradores e associados do SESCOOP GO no período de 07/02/2022 a 23/08/2023.
O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, sendo qualificado para participar ativamente com competência na gestão das cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista.

Conteúdo Programático:

Economia da Cooperação
A lógica da ação coletiva. Conceito de Cooperativa. Fundamentos da Economia da Cooperação: teoria econômica da cooperação, nova economia institucional (NEI) aplicada ao cooperativismo. O Cooperativismo nos contextos econômicos Brasileiros e Internacional. Dilemas do Cooperativismo na economia de mercado. Tendências do Cooperativismo Contemporâneo. Estrutura e organização do Cooperativismo Brasileiro. O sistema Cooperativo no Brasil.

Direito das Sociedades Cooperativas de Crédito
Introdução ao Direito das Sociedades Cooperativas. O novo Código Civil e as Cooperativas. Natureza da Sociedade Cooperativa. Amplitude do Ato Cooperativo. Tributação das Sociedades Cooperativas. Lei 5764/71 e Lei Complementar 130. Instrumentos normativos do Conselho Monetário Nacional. Regulação em sociedades cooperativas de crédito Análise de Jurisprudência aplicada ao caso de cooperativas de crédito.

Estratégias de Educação e Organização do Quadro Social
Fundamentação teórica da Educação Cooperativista. Desenvolvimento histórico da teoria e da prática educacional no cooperativismo brasileiro. Planejamento da Educação e da Comunicação em Cooperativas. Estratégias e metodologias educacionais no cooperativismo: organização do quadro social, jogos cooperativos, treinamento e capacitação. Estudo de Casos em cooperativas.

Ética e Responsabilidade Social Corporativa
Ética Empresarial. Panoramas e conceitos de Responsabilidade Social e Ambiental. Evolução dos modelos de gestão da Responsabilidade Social. As principais abordagens teóricas: a visão clássica, a responsividade e a teoria do stakeholder. Gestão de Responsabilidade Social e Ambiental. A integração da Responsabilidade Social à gestão empresarial: políticas e estratégias, alinhamento estratégico e os processos organizacionais. Estudo de caso: projetos de responsabilidade social e ambiental em cooperativas.

Brasil e Economia Global
A internacionalização das Economias. Economia brasileira contemporânea: estabilidade, desenvolvimento, distribuição de renda, inflação e inserção na economia mundial. Política monetária, política fiscal, política cambial e de rendas. Relações econômicas internacionais do Brasil e sua evolução recente. Perspectivas para a nova ordem econômica internacional: interdependência, globalização, regionalização e blocos econômicos. Impactos no ambiente das instituições financeiras.

Gestão Financeira de Sociedades Cooperativas
Conceito e Objetivo de Planejamento Financeiro na Sociedade Cooperativa. Determinação da Necessidade de Capital de Giro do Negócio. O Fluxo de Caixa como Instrumento de Gestão de Negócios (o fluxo, a montagem e sua utilização). Análise das Origens da Falta de Recursos e dos Desequilíbrios Financeiros. Aplicação Prática (estudo de caso sobre orçamento/fluxo de caixa).

Contabilidade e Análise do Desempenho das Sociedades Cooperativas
Fundamentos do Desempenho: A Gestão pelo Valor. Fluxos Financeiros na Empresa. Apuração de Resultados: Lucros e Geração de Caixa. Análise do Desempenho: Principais Indicadores. Custeio Variável Estratégico e Avaliação Econômica da Empresa. Estudos de Caso em cooperativas.

Análise e Decisão de Investimentos
Matemática Financeira: Conceitos e Aplicações. Fundamentos de Análise de Projetos de Investimento. Critérios para Classificação de Projetos: Taxa Média de Retorno Contábil. Avaliação de Alternativas de Investimento. A Questão da Decisão de Investimentos em Cooperativas. A Escolha de Investimentos em Sociedades de Capital e em Sociedades Cooperativas. Fontes de Financiamento

Governança Corporativa em Cooperativas de Crédito
Diferença entre Governança e Governabilidade; Condicionantes da Governança Corporativa. Governança Corporativa e suas implicações no cooperativismo; O conceito de conflito de agência; Modelo dual e modelo Monístico nas cooperativas; Fundamentos de governança corporativa aplicados às sociedades cooperativas. Principais públicos da governança; O Modelo organizacional cooperativo baseado nas boas práticas; Melhores práticas de Governança Corporativa atreladas a representatividade e participação, direção estratégica, gestão executiva e fiscalização e controle.

Planejamento e Estratégia em Cooperativas
Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do Ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do Ambiente Interno e maximização de diferenciais competitivos. Fatores críticos de sucesso; Aplicação das principais ferramentas estratégicas em cooperativas; Análise da competitividade e proposta de valor em sociedades cooperativas; O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

Técnicas de Negociação
Negociação como Instrumento Gerencial e Fator de Competitividade. Principais Tipos e Modelos de Negociação. Planejamento e Organização da Negociação. Estratégias e Táticas da Negociação. Maximização de Resultados/Relacionamento com as Partes. O Uso da Informação, do Tempo e do Poder. Dimensões Culturais e Éticas na Negociação.

Plano de Negócios
Conceitos Introdutórios. As Diferentes Perspectivas de um Plano de Negócio. Estrutura Geral de Plano de Negócios. Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo. Visão Estratégica do Negócio. Plano de Marketing. Plano Financeiro. Recursos Operacionais. Impactos e Dinâmica de um Plano de Negócios. Estudo de Caso.

Estratégias de Marketing
Conceito de Marketing. Ferramentas de Marketing. A Análise do Consumidor. Segmentação de Mercado. Posicionamento de Produtos e Marcas. Política de Preços e Produtos. Estratégias de Distribuição e de Promoção. Sistema ISO, Certificação, Qualidade Total. Desenvolvimento de Mercado e Expansão de Demanda. Estudo de Casos: Endomarketing e Marketing Institucional em cooperativas.


Inovação e Tecnologia em Serviços Financeiros
Conceito de inovação e tecnologia. Disrupção no Mercado Financeiro; Digitização e Digitalização. Fintechs e o conceito de Customer-Centric. Open Inovation, APIS, Open banking e Seameless Banking; Criptomoedas. Visão estratégica relacionada às aplicações práticas de Blockchain em diversas atividades de negócios; Os principais componentes e conceitos de big data analytics aplicáveis no setor financeiro; Modelagem de Negócios Digitais.

Gestão de Risco de Crédito
Conceito, importância e objetivos do crédito. Inadimplência: situação atual e tendências. Importância da segmentação. Tipos de Funding. Taxas de Juros: Over Selic, CDI e TJLP. Formação do preço do crédito: conceitos de custo de oportunidade e spread. Riscos dos Demonstrativos Contábeis. Riscos Operacionais. Riscos externos. Riscos do segmento de Varejo: Micro e Pequenas Empresas, Pessoas Físicas. Credit Scoring e Behaviour Scoring. Sinais de Créditos Problemáticos.

Gestão de Riscos Operacionais e Compliance
Controladoria e Riscos em Cooperativas de Crédito. As regulações de mercado: Basel II e Normas do Banco Central. Conceito de Risco Operacional. A Gestão de Processos e o reconhecimento de Riscos e Controles. A Gestão de Compliance e Governança Corporativa. A definição de Planos de Contingência e Continuidade com base em Riscos.

Investimentos e Planejamento Financeiro
Sistema Financeiro Nacional. A formação da taxa de juros: taxa SELIC e taxa DI. Tipos de rendimentos: pré, flutuante e pós com juros. Marcação a mercado. Tipos de investimento: renda fixa e renda variável. Principais títulos. Evolução do Mercado Financeiro. Fundos de Investimento. Noções preliminares de gestão dos riscos: Liquidez, Capital e Mercado. Tendências do mercado financeiro adaptadas às Cooperativas de Crédito. O conceito de planejador financeiro e sua aplicabilidade no
cooperativismo de crédito.

Gestão de Serviços e Produtos Financeiros
Contextualização das soluções em produtos e serviços financeiros. A lógica comercial para gestão de produtos e serviços financeiros. O conceito dos grandes grupos de soluções. Os principais produtos e serviços financeiros. Passos do desenvolvimento de produtos e serviços financeiros. Análise dos efeitos positivos e negativos dos produtos e serviços financeiros. Acompanhamento e evolução dos produtos e serviços. Capacitação da força de vendas. Estudos de caso.

Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia para o desenvolvimento de um Estudo de Caso, uma Monografia ou um Plano de Negócios. A metodologia será repassada em dois encontros: o primeiro apresentará questões de metodologia de elaboração de trabalho científico; o segundo, apresentação final do trabalho, em Seminário especial, realizado ao final do curso. Adicionalmente, será oferecida Tutoria a distância para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: acompanhamento do professor via e-mail esclarecendo as dúvidas e motivando os alunos a enriquecer os seus trabalhos com os novos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.


O que é necessário para conquistar este badge

Realizar os objetos de aprendizagem e obter, no mínimo, média final 7,0 (sete) em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina e nota mínima 7,0 no Trabalho de Conclusão de Curso

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