Autoconhecimento e Liderança de Alta Performance

Autoconhecimento e Liderança de Alta Performance

Curso In Company realizado por colaboradores indicados pela Viapol, com carga horária de 24 horas.

O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso:
• instrumentalizar os gestores com técnicas de feedback, coaching e diálogo estruturado, de modo a potencializar a performance das equipes e estimular maior autonomia e colaboração;
• aprimorar o autoconhecimento dos gestores a partir do Disc e de ferramentas complementares, possibilitando maior clareza sobre os seus motivadores, os estilos de liderança e o impacto nos times;
• desenvolver competências de inteligência emocional e interpessoal, fortalecendo empatia, sociabilidade, autocontrole e assertividade no exercício da liderança;
• capacitar os líderes para alinhar as suas práticas de gestão às estratégias organizacionais, promovendo engajamento, direcionamento de esforços e resultados sustentáveis.

Conteúdo programático

• O autoconhecimento como base para a liderança

Entendimento do seu perfil psicológico a partir do inventário de personalidade. Mapeamento de gaps e fortalezas para a liderança.
Estruturação do plano de desenvolvimento individual a ser trabalhado ao longo da trilha de liderança e acompanhado nas reuniões de mentoria aplicada.

• Refletindo sobre o impacto das novas estratégias e modelos de negócio na prática da liderança

Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico em ambientes dinâmicos. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Novos negócios e o seu impacto na estrutura de pessoas. Desdobramento da estratégia corporativa à minha prática de liderança.

• Intraempreendedorismo e inovação incorporado as novas competências da liderança

Os principais avanços tecnológicos no mundo e os desafios de negócios nesse cenário. Inovação e intraempreendedorismo no dia a dia da prática organizacional. Trazendo o olhar de oportunidade de aprendizagem e mudança nesse contexto. Informatização da vida cotidiana: cibercultura.

• Alinhando a cultura à transformação digital: novos modelos de trabalho na prática organizacional

Mudança alinhada a propósito, valores e crenças. Cultura organizacional como base para a estratégia da transformação digital. Futuro do trabalho e o impacto dos modelos de trabalho para as pessoas na organização. As etapas do portfólio da gestão da mudança: identificar, investigar, analisar, agir, monitorar, gerir e controlar. Estratégias para gerir as resistências.

• O exercício da liderança para a performance do time e retenção de talentos

Engajamento e motivação. Excelência pessoal e wellbeing. Liderança como essência da gestão: estilos de liderança situacional. Principais
desafios da gestão de pessoas: identificar, desenvolver e reter talentos. Gestão do desempenho: delegando, contratando, acompanhando e avaliando performance. Líder coach como base para o desenvolvimento de pessoas.

• Resolvendo embates corporativos: negociação e gestão de conflitos em ambientes dinâmicos

Exercendo, na prática, os desafios da negociação e gestão de conflitos. Inteligência emocional como base estrutural para os desafios da liderança. Teoria dos Conflitos – causas e consequências. Estratégias de resolução dos conflitos. Fatores intervenientes na negociação – percepções, emoções, comunicação. Fatores condicionantes da negociação – poder, tempo, informação. Os erros mais comuns da negociação e como evitar armadilhas.

• A liderança e o desafio da comunicação interpessoal e corporativa

Comunicação: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação. Feedback. Comunicação não violenta. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação interpessoal. O desafio da comunicação corporativa: principais dilemas.


O que é necessário para conquistar este badge

Obter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do curso.

Emissor deste badge