Redução de CO2 emitindo badges
Para emitir um único certificado físico de papel é liberado cerca de 0,015kg de CO2 na atmosfera.
Emitindo este badge foi evitado de liberar 0,038 kg de CO2 na atmosfera!
Inovação Pedagógica com Método de Caso
Curso In Company realizado para docentes da Fecap.
O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso: facilitar a discussão de casos, questionando, ouvindo e respondendo aos alunos, além de gerenciar a participação deles. Preparar o ambiente da sala de aula para uma discussão de caso, planejando a aula e fazendo uso, de forma eficaz, do espaço da sala de aula. Lidar com desafios comuns na discussão de casos, como comportamentos indesejados/inesperados dos estudantes. Avaliar a participação dos estudantes.
Conteúdo programático
Modulo I – O processo de ensino e aprendizagem e o método do caso
• O que são competências e objetivos de aprendizagem?
• O que é o método do caso? Por que o método do caso é diferente?
• O que é a aprendizagem centrada no aluno?
• Iniciando a discussão: Como elaborar e fazer perguntas (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?
• O professor como facilitador: Como questionar, ouvir e responder?
• Como envolver e estimular a participação nas discussões?
• Como planejar a experiência de discussão de um caso (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?
Módulo II – O esperado, o inesperado e a avaliação
• Quais são os riscos e as recompensas de uma discussão de caso?
• Como enfrentar os momentos desafiadores de uma discussão?
• O que é “o sucesso” em uma discussão?
• Como mensurar o desempenho do aluno?
• O impacto da Inteligência Artificial – IA na discussão de casos.
• Como ajudar os alunos a se prepararem para a discussão (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?
• Não encontrei o “caso perfeito”; como construir material complementar (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?
Módulo III – Fundamentos de escrita de um caso de ensino
• O que um caso excelente precisa apresentar?
• Como incentivar um envolvimento tanto intelectual quanto emocional do aluno por meio das questões, dos problemas, da situação, do negócio, do contexto e com o seu protagonista?
• Como escrever casos com a colaboração de uma empresa e dos funcionários-chave?
• Como escrever casos com uma pesquisa minuciosa e uma seleção criteriosa de materiais?
• O que é uma nota de ensino?
• Como estruturar a nota de ensino para aumentar o potencial de uso do caso por outros instrutores?
• Utilizando a inteligência artificial – IA – como a sua assistente na elaboração da nota de ensino.
Módulo IV – A prática
• Simulando uma aula com discussão de um caso.
• Feedbacks (pela equipe da Revista GVcasos) dos drafts (versão preliminar) de casos e notas de ensino escritos pelos professores participantes do programa.
O que é necessário para conquistar este badge
O estudante deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária do curso.
Quem já tem este badge
Emissor deste badge