Redução de CO2 emitindo badges
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Emitindo este badge foi evitado de liberar 0,021 kg de CO2 na atmosfera!
MBA em Gestão da Comunicação Empresarial
Curso In Company realizado para profissionais associados à ABERJE. no período de 02/05/2024 a 24/07/2025.
O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, compreendendo sobre a importância deste programa na qual é capacitar os líderes da organização em gestão de projetos e processos, visando alcançar resultados eficazes e sustentáveis. Ao explorar os conteúdos do curso os participantes serão habilitados a liderar equipes de forma mais eficiente, promovendo a otimização dos processos, a maximização do desempenho organizacional e a consecução dos objetivos estratégicos da empresa.
Conteúdo Programático
Algoritmos, Plataformas e Cultura Digital
Mediação algorítmica na cultura digital. Redes sociais, plataformas digitais e plataformização. Datificação da vida. Modulação algorítmica do comportamento; vigilância e discrminação algorítmica. Sistemas de recomendação por algoritmos; filtros bolhas, Affordances. Colaboração e compartilhamento na rede. Cultura digital e sociabilidade mediada por plataformas. Inteligência Artificial Generativa. Tendências de cultura digital para comunicação empresarial.
Visão Estratégica da Comunicação Empresarial
Visão estratégica e geração de valor nas organizações;
Conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos);
Principais escolas do pensamento estratégico
Planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.
Comunicação Interna
Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação interna nas organizações: Planejamento Estratégico e seu desdobramento em Planos de Comunicação Interna;
Conhecer o público interno e os principais desafios para engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações;
Interlocutores da comunicação interna: papéis, responsabilidades e desafios;
Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding.
Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças
O Sistema de Comunicação Interna ideal para cada organização;
Mudança de paradigma: de transmissional para relacional (por que e como mudar);
Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Engajamento, Imagem e Reputação;
Sinergia com os Planos de Comunicação Externa.
Diversidade na Comunicação
Questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências, entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH;
Os impactos sociais de uma comunicação empresarial que contemple a diversidade e a inclusão;
Resultados para as organizações, na forma de criatividade, engajamento e inovação.
Relações Governamentais e Institucionais
Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas;
Relacionamento com principais stakeholders;
Empresas, entidades setoriais, relações interinstitucionais;
Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais.
Opinião Pública e Relacionamento com a Mídia
Gestão de riscos de imagem e valorização de reputação como valor agregado;
Gerenciamento da comunicação de questões públicas para uma opinião pública favorável;
Relacionamento com a mídia para mediar processos de enunciação corporativa.
Gestão da Comunicação Digital
Gestão estratégica da comunicação corporativa no contexto digital;
Tendências: comunicação digital no contexto contemporâneo, interfaces e tecnologias;
Atuação estratégica em ambientes digitais;
Mensuração de ações de comunicação digital.
Storytelling - Afetividade e humanização nas narrativas organizacionais
Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas;
Reflexões sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais (vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão), apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional;
As novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses.
Planejamentos Tático e Estratégico de Conteúdo
Uso tático e estratégico de conteúdo frente ao planejamento estratégico de comunicação;
Etapas do planejamento tático de conteúdo;
Etapas do planejamento estratégico de conteúdo;
Diferenças e sinergias entre o planejamento tático e o planejamento estratégico de conteúdo.
Comunicação Mercadológica e Branding
Importância da estratégia das marcas e construção de valor social;
Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e seus impactos no planejamento de marketing no composto de comunicação integrada;
Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding;
Comunicação mercadológica, branding e crise representativa.
Regulação para Comunicação Empresarial
Normas jurídicas relacionadas à atividade profissional de comunicação: Direitos Constitucionais, Marco Civil da Internet, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Direito do Consumidor.
Tendências legislativas relacionadas à mídia, informação e desinformação.
Pesquisa e Mensuração de Resultados
Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação;
Pesquisa e diagnóstico situacional para o planejamento de comunicação;
Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação;
Pesquisa: objetivos, etapas, formatos
Planejamento e Gestão de Projetos de Comunicação Empresarial
Alinhamento entre comunicação corporativa, planejamento estratégico, tomada de decisão para construção de reputação organizacional;
Comunicação integrada e corresponsabilidade com outras áreas e unidades de negócios;
Etapas do planejamento de projetos;
Aspectos práticos da gestão de projetos;
Análise financeira de projetos e gestão da viabilidade dos planos de comunicação.
Comunicação em Programas de Ética e Compliance
Demandas organizacionais em ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações;
Legitimidade e responsabilidade histórica: O Ethics Score da organização;
Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação;
Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance.
Governanças Ambiental, Social e Corporativa (ESG)
Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação;
Como informar, envolver e sensibilizar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidades e toda a sociedade em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização;
Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão de práticas sustentáveis;
Relatório de sustentabilidade.
Gerenciamento da Comunicação de Crises
Relevância estratégica da comunicação de crises no cenário contemporâneo de permanente vigilância;
Opinião pública, ética empresarial e valores na gestão de crises de reputação;
Análise de riscos e gestão de crise;
O papel da comunicação no gerenciamento de crises
Plano de gerenciamento da comunicação de crise.
Metodologia de Pesquisa em Comunicação
A construção do método na pesquisa. Pesquisa em comunicação. Diferentes práticas metodológicas. Como fazer um projeto: problema, hipóteses, objetivos, metodologia, procedimentos, referências. Tipos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normas da ABNT. Temas de pesquisa. Redação de projeto de pesquisa e relatório técnico. Planejamento.
O que é necessário para conquistar este badge
O aluno deverá obter frequência mínima de 75% em cada disciplina, média mínima final 7,0 em cada disciplina e entregar ao final do curso o trabalho de conclusão de curso , no qual deverá obter, no mínimo, nota 7,0.
Quem já tem este badge
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