Gestão de Negócios no Setor de Óleo e Gás

Gestão de Negócios no Setor de Óleo e Gás

Curso In Company realizado para os Diretores, gerentes e coordenadores indicados pela ICONIC no período de 01/04/2025 a 22/10/2025.

O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, O curso tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem como gestores líderes, por meio do desenvolvimento de uma visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a organização.

Conteúdo Programático

1. Fundamentos de Refino
Correntes de petróleo. Fundamentos e classificação dos processos de refino. Produção de combustíveis e petroquímicos: processos envolvidos. Produção de lubrificantes e outros produtos não combustíveis: processos envolvidos. Processos de tratamento de derivados (tratamento DEA, Merox, cáustico regenerativo e hidrotratamento). Esquemas de refino. Refino no Brasil. Propriedades dos derivados.

2. Visão Estratégica
Montagem de Cenários para negócios; Estruturação do Referencial Estratégico; Conceituação de Propósito; Visão; Valores; e Slogan, com exemplos aplicados ao Setor de Óleo e Gás; Definição de Matriz SWOT e sua aplicação prática; Diretrizes Estratégicas; Definição dos Fatores Críticos de Sucesso; Construção do mapa Estratégico para os Negócios; Mapa de Indicadores e uso da ferramenta Balanced Scorecard – BSC; Definição do Portfólio de Projetos e Metodologia Analytic Hierarchy Process – AHP para priorização de projetos.

3. Gestão da Inovação e Transição Energética
Conceitos de inovação, reflexos estratégicos em relação ao desempenho das empresas de óleo e gás e sua aplicação no mundo corporativo. Modelos de gestão passíveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas petrolíferas. Projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor de óleo e gás natural. Transição energética no Brasil. Metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil e medidas de redução de emissão no setor de óleo e gás natural.


4. Comercialização e Logística na Distribuição de Derivados
Distribuição – histórico e agentes do segmento, produtos da distribuição. Logística de distribuição de derivados. Precificação. Biocombustíveis. Requisitos para a competitividade no setor. Tendências na distribuição de derivados no Brasil, tendências no segmento.

5. Aspectos Econômicos da Indústria de Óleo e Gás
Energia e desenvolvimento. Cadeias energéticas. Conceitos de demanda por energia. Economia dos recursos naturais. Recursos energéticos e estruturas de mercado: concorrência pura e perfeita, monopólio, oligopólio e cartel. Rendas petrolíferas (rendas diferenciais e rendas de escassez).
6. Fundamentos de Inovação e de Capacidade Tecnológica
Importância da inovação e da capacidade tecnológica para o crescimento e desempenho competitivo de organizações e desenvolvimento socioeconômico de países. Natureza e vários tipos de inovação, e as suas implicações econômicas. Mitos e realidade sobre inovação (e a sua relação com tecnologia e ciência) e as suas implicações para o processo da sua gestão. Principais propriedades das atividades inovadoras. Principais modelos de inovação: méritos e limitações. Direções contemporâneas do processo de inovação. Organização de atividades inovadoras. Introdução à natureza da capacidade tecnológica. Transferência de tecnologia: possibilidades e limites em função da natureza da capacidade tecnológica.
7. Formando Times de Alta Performance
Equipes de alto desempenho: conceituação, características e competências distintivas. Condições necessárias à efetividade da equipe: construção de ambiências organizacionais de alto desempenho. Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança; delimitação de papéis dos membros da equipe; Empowerment e accountability: estratégias de motivação e comprometimento; compartilhamento de feedbacks. Avaliação de equipes de alto desempenho: espiral de desenvolvimento de equipes de alto desempenho; monitoração de resultados; análise da eficiência e eficácia da equipe.
8. Liderança inspiradora
A Gestão de Pessoas na perspectiva do gerente de linha. A participação do Gestor nos processos de Recursos Humanos; O que é Liderança. Liderança e Gerenciamento. Liderança como relação de poder e influência. Liderança de si e dos outros. Desenvolvimento individual X desenvolvimento da equipe. Liderança e Inteligência Emocional. Principais teorias de Liderança. Dimensões da liderança no dia a dia: comportamentos e melhores práticas. Motivação: principais linhas teóricas. Gestão da Motivação: sentido do trabalho, superação de desafios e ambientes de alto desempenho. Competência: conceitos, dimensões e ferramentas de desenvolvimento. A aplicação do modelo da Liderança Situacional. Delegação e formação de sucessores.
9. Desenvolvimento da Produção
A teoria da produção, sistemas de produção de lubrificantes, óleos e graxas.


O que é necessário para conquistar este badge

O aluno deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária do curso.

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