CMO – Chief Marketing Officer
Emissão

23/05/2025

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CMO – Chief Marketing Officer

O portador deste badge completou os objetivos educacionais do C-Level FGV, aprimorando o seu desempenho geral ao adquirir um entendimento aprofundado dos processos e das tecnologias que possibilitam a avaliação bem-sucedida das suas iniciativas. Isso é alcançado por meio da medição de desempenho, utilizando métricas significativas, como o ROI (retorno sobre o investimento) e o customer lifetime value. A partir desses indicadores, esse executivo pode gerar insights, controlar melhor os resultados, alocar recursos de forma inteligente e tomar decisões mais assertivas.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – CMO – Chief Marketing Officer
• Uma nova história para o marketing e estágios do marketing analytics
• Alocação de recursos em tempos de marketing analytics e inovação digital
• Big data: marketing analytics e cientistas de dados
• A/B Testing: experimentos para gerar insights de marketing
• Marketing e valor: ROI de marketing, customer lifetime value
• Marketing metrics simulation – allocator game
• Aplicação do framework de marketing
• Analytics: sistema de métricas e o briefing para trabalhos multifuncionais
• Reconstruindo as funções de marketing e o papel do CMO para liderar negócios
• Gestão de marketing em negócios digitais e disruptivos
• Gestão de vendas e integração com a estratégia de marketing
• Visão integrada de marketing e economia
• Qualidade em serviços e atendimento ao cliente
• Gestão de marketing em negócios; tradicionais: multicanalidade e omnichannel (físico digital)
• Novas tecnologias, meios de pagamento e integração de marketing com operações
• Liderando a transformação organizacional a partir do marketing centrado no cliente

Módulo 2 – Estratégia
• Dimensões de posicionamento estratégico
• Curvas de valor, fronteira da indústria e trade-offs
• Captura de valor: equação de lucro, precificação estratégica e dinâmica competitiva
• O papel dos agentes em nome dos donos
• Avaliação do desempenho empresarial: dimensões conceituais e desafios metodológicos
• Dificuldades técnicas versus comportamentais na avaliação do desempenho
• Estratégia corporativa: diversificação, integração vertical, fusões e aquisições, internacionalização
• Estratégia (pseudo)racional e estratégia comportamental
• Execução da estratégia: dimensões da execução, obstáculos e facilitadores, vieses gerenciais
• Estudo de casos

Módulo 3 – Liderança
• Liderança e mutações no contexto contemporâneo da sociedade e dos negócios: desafios e competências essenciais
• Arranjos, configurações e dinâmicas organizacionais emergentes, e o exercício da liderança
• O governo de si e dos outros: a pessoa do líder em foco
• Desenvolvimento de liderança, desenvolvimento gerencial ou ambos
• Movimentos e tendências na construção de equipes e organizações de diversidade, inovação e alta performance
• Liderança, gestão e arte: articulações e diferenciais aos processos de influência e decisão no universo da complexidade


O que é necessário para conquistar este badge

A aprovação do estudante ocorrerá por meio da frequência mantida ao longo do programa.
A carga horária total do curso é de 120 horas-aula.
A frequência mínima exigida é de 75% da carga horária total do módulo.


Data de Conclusão

23/05/2025


Testemunho deste badge

ISP02452-CMO-24

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS