Planejamento Sucessório, Tributário e Patrimonial no Agronegócio
Emissão

28/10/2024

Validade

Não Expira

Código de Autenticidade

832428784


QR Code
+

Planejamento Sucessório, Tributário e Patrimonial no Agronegócio

Por meio de um processo supervisionado pela Coordenação Acadêmica da FGV Agro, o portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso Planejamento Sucessório, Tributário e Patrimonial no Agronegócio.

Conteúdo programático

1 – Regimes de Casamento: Divórcio e Sucessão
Conceitos dos regimes de casamento: comunhão universal de bens, comunhão parcial de bens, separação total de bens (optativa e obrigatória) e participação final nos aquestos; tratamento do patrimônio em cada regime de casamento quando da realização do divórcio; tratamento do patrimônio quando da abertura da sucessão; formalização do divórcio e abertura do inventário; tratamento tributário do divórcio e da sucessão.

2 – Planejamento da Sucessão Operacional e Patrimonial: ferramentas sucessórias e societárias
Conceito de testamento e suas formas. Doação de bens, reserva de usufruto. Ferramentas societárias como holding, acordos de sócios, de família e criação de órgãos para a administração do negócio e como eles podem auxiliar a sucessão.

3 – Aspectos Fiscais na Estruturação do Planejamento Sucessório e Patrimonial para o Agronegócio
Tributação e Agronegócio; Peculiaridades; Estruturação de “Holdings” Rural e Tributos na Constituição Exercício da Atividade; Contratos Agrários; Previdência Privada; Trust; Fundos de Investimento; Aspectos Tributários; Planejamento Social; Oportunidades e Riscos.

Ao longo do curso você irá desenvolver:
• Noções legais a respeito dos regimes patrimoniais e os impactos nas relações entre cônjuges, companheiras(os) e herdeiros;
• Noções legais a respeito dos impactos dos regimes patrimoniais em relação à abertura da sucessão, suas consequências e efeitos patrimoniais diretos;
• Conhecimento sobre as ferramentas sucessórias e societárias que podem ser utilizadas para o planejamento da sucessão operacional e patrimonial;
• Ampla visão acerca dos impactos tributários das operações sucessórias e como mitigá-los.


O que é necessário para conquistar este badge

Tem direito ao certificado digital e badge FGV o estudante que tiver participado, contribuindo de forma analítica e reflexiva nas atividades propostas, e obtido frequência mínima de 75% no curso.

Certificado